< Voltar

ZOME lança verificação de imóveis no SIL

Num encontro informal com os jornalistas durante o Salão Imobiliário de Portugal, a Zome anunciou várias novidades: alterações na estrutura da empresa, crescimento da marca e o novo serviço “Imóvel verificado by Zome”.

“Nos primeiros cinco anos conseguimos resultados muito acima do que estávamos” avançou Patrícia Santos que passou agora a assumir as funções de Chairman do Grupo Zome (anteriormente era CEO). Foram, como disse, cinco anos de actividade desenvolvidos num “cenário desafiante”, com uma “marca 100% portuguesa” e acreditando no “talento português, conteúdo português, tecnologia portuguesa.”

O seu conceito de franchise, inspirado na McDonald’s, partiu de uma base mais tecnológica, inovadora e de um estudo neurocientífico, que permitiu apurar as alterações do comportamento dos consumidores e, com isso, implementar uma abordagem diferente da marca no mercado imobiliário. Este caminho permitiu à Zome fechar o ano de 2023 com 1.200 milhões de euros de facturação, 50 hubs e mais de dois mil colaboradores.

“Imóvel verificado by Zome”.

A grande novidade da Zome apresentada no SIL foi o lançamento do serviço “Imóvel verificado by Zome”. Como o próprio nome indica, trata-se da verificação dos imóveis de forma “detalhada do estado da casa”.

Hélder Pereira, product marketing director da Zome, esclareceu, que este relatório vai ao pormenor de apurar “se os pavimentos, paredes, tectos, portas, etc. estão em boas condições, se as fechaduras estão operacionais, se tem energia nas tomadas, se a água sai da torneira e se sai ou não com pressão, se os electrodomésticos funcionam ou se não funcionam…”

O relatório final é feito pelos consultores especialistas da Zome, que receberem formação por parte do Instituto para a Construção Sustentável (ICS), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O “check-up” é feito através de uma plataforma electrónica digital que permite a verificação do imóvel através de critérios bem definidos. O consultor, através do telemóvel, segue uma checklist de tudo aquilo que ele tem que verificar e o relatório é complementado por uma análise documental que comprova o estado em que o imóvel se encontra.

Segundo Hélder Pereira o selo de “Imóvel Verificado by Zome” traz “valor ao mercado, tanto para os clientes como também para o consultor imobiliário” e “quem adquirir o imóvel com esta verificação terá ainda direito a uma anuidade gratuita de um seguro multi-risco e de assistência ao lar da SABSEG Seguros.”

A Zome perspectiva em Julho iniciar as primeiras verificações de imóveis aos seus clientes.

Internacionalização

O actual CEO da Zome, Carlos Soares dos Santos (até há pouco tempo Chief Technology Officer), falou-nos ainda da internacionalização da marca que poderá arrancar entre 2024 e 2025.

Recordou o caso da Polónia, país como o qual estabeleceram relações com uma rede local há cerca de três anos: “Fizemos reuniões, fomos lá várias vezes, eles vieram cá, e quando tudo já estava muito alinhado, de repente eclodiu a guerra da Ucrânia e tivemos de adiar este sonho”. Avançou que têm tido “muitas solicitações” e que existe a “vontade é iniciar processos de internacionalização” que poderão ser com Angola, Brasil, Espanha…