< Voltar

Fevereiro foi um mês favorável para o mercado das Obras Públicas

Em Fevereiro, o mercado das obras públicas demonstrou uma evolução favorável, com a alta velocidade a corresponder a 63% dos concursos promovidos, divulgou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) no âmbito do seu Barómetro das Obras Públicas mensal.

De acordo com a AICCOPN, até ao final do mês de Fevereiro de 2024, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos situou-se nos 2.624 milhões de euros, valor que corresponde a um aumento de 173%, face ao registado no período homólogo de 2023.

No entanto, a Associação salientou que este aumento se deve, essencialmente, à abertura de um concurso para a Concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade, no montante de 1.661,4 milhões de euros, valor que corresponde a 63% do total promovido.

Em comunicado, a AICCOPN informou ainda que, nos primeiros dois meses de 2024, o volume total dos contractos de empreitadas de obras públicas celebrados e objecto de reporte no Portal Base, até ao passado dia 15 de Março, foi de 414 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 15%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

Relativamente aos contractos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos até Fevereiro de 2024, situaram-se nos 321 milhões de euros, mais 6% que o registado até Fevereiro do ano transacto.

Os contractos celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias totalizaram 62 milhões de euros, nesse período, o que traduz um acréscimo de 18%, face ao registado nos primeiros dois meses de 2023.

DR Foto: Matthew Hamilton na Unsplash