< Voltar

Carlos Moedas: “Dar respostas aos investidores é a prioridade do meu mandato”

Foi no evento dos 25 anos da JLL Portugal, no qual discursou, que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) fez declarações sobre a importância dos investidores imobiliários para o turismo e a empregabilidade na cidade. Assumiu ainda as fragilidades da autarquia no que diz respeito aos licenciamentos para a construção e garante estarem a ser feitas melhorias.

Por Madalena Guinote Ramos

“O imobiliário é a base da cidade e os edifícios são a alma de Lisboa. Foi este sector que alavancou o turismo e trouxe inovação à capital, por isso a minha posição vai ser sempre a de defesa dos investidores.”. Estas duas frases resumem bem a intervenção de Carlos Moedas na conferência que celebrou o aniversário da consultora imobiliária JLL. O autarca realçou que considera fundamental a colaboração entre a CML e os investidores imobiliários, porque é através destes que são criados postos de trabalho, novas empresas, dinamismo e inovação, tornando a cidade mais atractiva para turistas e moradores.

Apesar desta perspectiva, Moedas afirma que a câmara municipal tem ainda algumas fragilidades que representam obstáculos a um aumento do investimento na construção. Segundo o que afirmou, aquando da sua tomada de posse havia 3000 projectos parados à espera de aprovação, sendo que muitos deles nem cumpriam os critérios necessários para serem analisados. Para resolver o problema, está a ser criado um departamento para ajudar os investidores que queiram submeter projectos a preencher a documentação obrigatória, de forma a acelerar o processo e a garantir que não há atrasos desnecessários.

Também Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, partilhou desta visão no seu discurso na conferência, acrescentando que a sua autarquia está a criar condições para transmitir a mensagem de que os investidores são bem-vindos à invicta e afirmando que está a ser criado um plano para a construção de habitações com valores mais acessíveis.

DR Fotos: Anabela Loureiro