< Voltar

Alfama 83 será a maior obra de requalificação urbana de Alfama

A Pujolinvest lançou no dia 24 de Maio o edifício Alfama 83 que é considerado, segundo promotor imobiliário Pujolinvest, uma das maiores obras de requalificação urbana realizada até à data em Alfama, Lisboa, e que representa um investimento de 22 milhões de euros.

Este empreendimento residencial tem 3.100 metros quadrados (m2) de área bruta de construção, é constituído por 13 apartamentos em cinco pisos, com tipologias de T1 a T4 e dois Duplex, tendo cinco apartamentos vistas privilegiadas para o rio Tejo.

 

Para além dos apartamentos, os residentes dispõem de espaços comuns de lazer e trabalho, como ginásio equipado, sauna, parqueamento de bicicletas, sala de reuniões e espaço de co-working. Sendo que no último piso os residentes têm acesso livre a um espaço designado de “vista navios”, com vista panorâmica sobre o Rio Tejo.

 

O projecto de arquitetura é de autoria do gabinete Entre Planos e a engenharia está a cargo da A2P, devendo estar concluído no primeiro trimestre de 2025.

Nota interessante neste projecto foi a homenagem realizada pela Pujolinvest às tradições e cultura lisboetas, tendo, para o efeito, retirado e classificado mais de 16 mil azulejos do século XVIII para os reinstalar nos apartamentos e áreas comuns. A estrutura gaioleira pombalina do edifício, tectos em arco e abóbadas de tijolo burro também foram preservadas.

 

Segundo Carlos Patrício, administrador da Pujolinvest, “este projecto é mais uma aposta da Pujolinvest na reabilitação de edifícios históricos na cidade de Lisboa, que se iniciou com o Áurea 72, recuperando dois edifícios no quarteirão Rua do Ouro, Rua da Conceição e Rua dos Sapateiros, passando pelo premiado edifício de Art Nouveau – Duke Residences Saldanha. Em todas estas obras aliamos a paixão pela preservação e reposição do património histórico da cidade com a qualidade dos materiais e das tecnologias aplicadas”.

 

A celebrar 60 anos, a Pujolinvest desenvolve a sua actividade no sector imobiliário na gestão de activos para rendimento, sendo a sua actividade principal a promoção de reabilitação de edifícios históricos pós-pombalinos em Lisboa e da promoção de habitação de segmento alto no Estoril. Em 2023, realizou um volume de negócios de 150 milhões de euros.

DR Fotos: Cedidas por Pujolinvest