< Voltar

OERS debate mega-projectos

A Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS) anunciou que vai promover a conferência e formação complementar “Mega-projectos – Liderança e Governance’, nos próximos dias 3 e 4 de Junho, no auditório da OERS, em Lisboa.

Segundo a organização do evento, esta conferência vai ser conduzida pelo professor Nuno Gil da Universidade de Manchester e tem como objectivo debater e aprofundar a gestão de mega-projectos de infra-estruturas como aeroportos, ferrovias ou centrais eléctricas, assim como liderar os mesmos por forma a garantir a sua legitimidade ao longo de todo o ciclo de vida.

O evento contará com um painel de ilustres convidados do Reino Unido e de Portugal, com décadas de experiência no planeamento e execução de mega-projectos, nomeadamente Rita Moura, vice-presidente da OERS e directora de Inovação na Teixeira Duarte, Miguel Cruz, presidente da Infra-estruturas de Portugal, Miguel Mateus, vogal do Conselho de Administração da ANA Aeroportos de Portugal, e José Moreira da Silva, sócio SRS Legal.

Rita Moura refere que, “num contexto que se antevê de grandes projectos de infra-estruturas em Portugal, com tão aguardada decisão sobre a localização do novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete, a Terceira Travessia do Tejo, as Linhas de Alta Velocidade, bem como investimentos em obras portuárias e na expansão das redes eléctricas para suportar o crescimento das renováveis, é crucial uma abordagem inovadora para a concretização de grandes projectos. Os mega-projectos são instrumentos de criação de valor para a sociedade, a forma como estes projectos são geridos actualmente, de um modo meramente técnico-financeiro, não permite maximizar o valor destes projectos para a sociedade e com um melhor desempenho do ponto de vista ambiental. É necessária uma mudança disruptiva ao nível da liderança e governance de mega-projectos, que se irá discutir com personalidades envolvidas no design operacional de grandes projectos europeus, como sejam o Crossrail, High Speed 2, entre outros.”

Com um programa abrangente, que se estende das 9h00 às 16h30, esta iniciativa visa debater a experiência do Reino Unido nas últimas décadas, com destaque para os mega-projectos ferroviários (Crossrail, High-Speed 2) e aeroportuários (Heathrow Terminal 5, Terminal 2). O evento irá começar com uma conferência, onde será traçado um paralelismo com a realidade actual portuguesa e como os gestores portugueses de mega-projectos podem lidar com os desafios inevitáveis nos ecossistemas financeiros, sociais e ambientais com que se vão deparar nas próximas décadas, seguido de uma formação prática opcional, dividida em dois dias, orientada por grandes nomes de especialistas internacionais como Dev Amratia, co-fundador e CEO da nPLan, Dan Doron, vice-presidente e director-geral da Fab Construction na Intel Corporation, e Cuong Quang, director executivo e co-Fundador da Octant AI.

Face ao contexto actual nomeadamente quanto à questão da construção de um novo aeroporto e da rede ferroviária, a gestão de mega-projectos ganha uma relevância ímpar. Por esse motivo, a OERS pretende continuar a promover o entendimento e a inovação na implementação de grandes infra-estruturas, assegurando que os projectos são executados de forma eficiente, sustentável e alinhada com as necessidades do futuro. A discussão aberta e informada sobre estas questões não só contribui ao progresso, como garante que as soluções adoptadas beneficiam toda a sociedade, impulsionando o desenvolvimento económico e social do País.

As inscrições para o evento ‘Mega-projectos – Liderança e Governance’ já estão abertas através do link e decorrem até ao dia 28 de Maio. Os detalhes sobre o programa podem também ser consultados através da seguinte página.

DR Foto: Rocker Sta na Unsplash