< Voltar

Mapei apresenta novidades na Tektónica

A MAPEI informou que marcará presença na Tektónica, o maior evento de referência do sector da construção em Portugal, que se realiza de 2 a 5 de Maio no Pavilhão 3, no stand 01, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.

Em comunicado, a Mapei afirmou que considera a Tektónica “um evento estratégico para a indústria da construção”, sendo que a sua presença este ano tem o foco de “divulgar soluções, estabelecer contactos estratégicos e acompanhar as mais recentes tendências do mercado”.

Em destaque estará a linha MAPE-ANTIQUE, uma gama de argamassas compostas por cal e eco-pozolana que permitiu a formulação de Mape-Antique, uma gama de produtos, completamente isentos de cimento, dedicadas à consolidação e reabilitação da alvenaria de edifícios de valor histórico e arquitectónico, realizados em tijolo, pedra, tufo ou alvenaria mista. Conforme comunicado, os produtos da gama Mape-Antique têm características físico-mecânicas muito semelhantes às das argamassas para alvenaria e rebocos utilizadas no passado, razão pela qual resultam mais compatíveis com qualquer tipo de estrutura original.

Ao mesmo tempo, têm, segundo a Mapei, “elevada resistência físicoquímica às acções agressivas, ambientais (chuva ácida, gelo-degelo e gases poluentes) e internas à alvenaria (sais solúveis e humidade)”. A maioria dos produtos Mape-Antique possui ainda “elevados valores de transpirabilidade” e, no caso dos rebocos desumidificantes, de porosidade. Graças à sua estrutura macroporosa, são capazes de favorecer a evaporação da água presente na alvenaria muito mais do que as tradicionais argamassas para reboco de base cimentícia ou de cal-cimento. Este processo permite que as estruturas húmidas sequem, ou evitem a ascensão capilar de humidade, proporcionado “um maior conforto habitacional”. Além disso, se estiverem presentes sais solúveis na alvenaria, estes cristalizam dentro dos macroporos, sem produzir tensões no reboco que o possam degradar.

Em comunicado, a Mapei declarou ainda que, estando em fase de importante expansão, quer do ponto de vista estrutural, com a construção da sua nova fábrica em Cantanhede e com a criação do Mapei World Lisboa, um show room pensado para a promoção das suas soluções, quer do ponto de vista do negócio, com o lançamento de novos produtos para satisfazer as exigências do mercado português, considera a Feira Tektónica “uma excelente oportunidade para a apresentação de uma nova linha de produtos dedicada ao segmento da reabilitação”.

DR Foto: Mikael Kristenson na Unsplash / Cedida por Mapei