< Voltar

Magazine Imobiliário celebra 7º Aniversário e entrega Prémios Personalidade 2020

A Magazine Imobiliário encontra-se a celebrar sete anos consecutivos de actividade e volta a atribuir os Prémios Personalidades 2020.

Os Prémios Personalidade 2020 trazem três “históricos” do imobiliário e da construção que deram um contributo inigualável a estes sectores ao longo dos tempos. Há também uma personalidade que tem lutado por um País mais sustentável e eficiente a nível energético e uma figura incontornável que tem sabido navegar pelas águas nacionais e internacionais do turismo. Descubra quem são.

 

Prémio Personalidade Imobiliário 2020: Eduardo Luís

Nasceu no dia 6 de Agosto de 1944 em Moçâmedes, na província de Namibe, em Angola, e é o mais velho de cinco irmãos.

A sua formação académica passou pela Escola Industrial e Comercial Artur de Paiva, em Lubango (Angola) tendo adquirido o Curso Geral do Comércio com formação complementar em administração, gestão financeira e organização e métodos de empresas.

Após o serviço militar obrigatório angolano, iniciou a actividade no Grupo Soma – Sousa Machado & Cª. assumido as funções de tesoureiro, depois técnico de contas e por fim gerente administrativo-financeiro.

Devido à guerra civil em Angola, emigra para o Brasil, para a cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, onde vai trabalhar para a firma Megaton como técnico de contabilidade, seguindo-se a chefia da Secção de Organização e Métodos e logo depois cumulativamente gerente administrativo-financeiro. No Brasil trabalha ainda nas empresas Grupo Auto Paraná Veículos e Plásticos do Paraná.

Em 1979, por motivos familiares, regressa a Portugal. Nessa altura faz parte da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e inicia também a actividade imobiliária na Construção Civil.

Na década de 80 torna-se sócio gerente e fundador da empresa Imobiliária Terraço, que se dedica à Construção Civil e Mediação Imobiliária na Parede, concelho de Oeiras, da qual sai para fundar a sua empresa Futurama – Construção Civil, Projectos e Propriedades, na mesma zona, ainda hoje em actividade.

Em 1987, a Futurama integra a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), na qual chega a ser eleito presidente da Direcção. Em 2014, acaba por sair da APEMIP e passa a fazer parte da recém-criada Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal (ASMIP), na qual é eleito presidente do Conselho Fiscal e assume posteriormente o cargo de vice-presidente para a Zona Centro.

Membro fundador do Rotary Clube de Parede-Carcavelos, jornalista e opinion maker, gosta nos seus tempos livres de dedicar-se à pintura, jardinagem, música, leitura, viajar e pescar.

 

Prémio Personalidade Construção 2020: Ilídio Serôdio

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, é master of Sciences in Civil Engineering, MSCE, pela Purdue University, nos Estados Unidos da América (EUA), e Master in Business Administration, MBA, pelo International Management Institute (IMD) da Universidade de Geneva, na Suíça.

Começou por estagiar na empresa Adjeleian & Associates em Otava, Canadá, seguindo-se a alemã Ed. Züblin AG.

Trabalhou no Gabinete de Estudos e Planeamento da Junta Autónoma de Estradas, tendo, em paralelo, frequentado a Universidade de Purdue, nos EUA, onde tirou um curso de Planeamento de Transportes e obtido o grau de Master of Sciences, além do prémio Student O’Farril Highway Award.

Em Angola foi assistente e regente na Universidade de Luanda, tendo trabalhado na Junta Autónoma de Estradas de Angola e ASPA, além de ter sido assessor do ministro dos Transportes e Comunicações angolano.

Na empresa Consulplano chefiou diversos estudos e projectos, bem como foi responsável pelas relações internacionais da empresa, em especial as joint-ventures, com firmas da Alemanha, Inglaterra, China, EUA, Malásia, Moçambique e Zimbabwe, países da África francófona e lusófona, países árabes e América Latina.

Actualmente é presidente do Conselho de Administração da empresa que constitui a “holding” do Grupo PCG Profabril Consulplano Global SA, cargo que assume também nas empresas PCG Profabril XXI, Defint, PAL Asiaconsult (Macau), Asiaconsult Pacific (Hong Kong), PCG Portuguese Consulting Group, LTD (Hong Kong) e PT Partono Fondas Engineering Consultant (Indonésia).

Com um percurso extraordinário, fala ainda fluentemente português, inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, sueco e, “algum”, mandarim.

 

Prémio Personalidade Ambiente 2020: Manuel Bóia

Licenciado em Engenharia Mecânica e Mestre em Engenharia e Gestão de Tecnologia, ambos pelo Instituto Superior Técnico, foi vogal do seu Conselho Directivo e ainda Gestor de Projecto, Consultor e Investigador na área de Economia e Políticas de Desenvolvimento em Inovação no IN+ (Center for Innovation, Technology and Policy Research).

A sua carreira profissional passou pela Câmara Municipal de Lisboa na qualidade de assessor sénior na área do Ambiente e Energia e posteriormente foi director técnico na empresa CONSULFIN, S.A, e, em acumulação, director técnico na TEC RAIL SOLUTION, S.A., Luanda.

É colaborador da ADENE – Agência para a Energia desde 2013. Nesta entidade já exerceu as funções de coordenador de Direcção/ CF & AO, foi vogal do Conselho de Administração e responsável pelas actividades de Planeamento & Finanças, Assuntos Jurídicos e Procurement.

Responsável pelo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, a ele se deve a nova marca “Certificar é Valorizar” e um novo modelo de verificação e garantia de qualidade desta certificação.

Assumiu ainda na ADENE a responsabilidade pelas actividades de incubação de novos produtos e serviços, tendo por objectivo a promoção e evolução das melhores práticas junto de consumidores e agentes de mercado.

 

Prémio Personalidade Turismo 2020: Mário Ferreira

Com 52 anos, é casado com Paula Ferreira e pai de quatro filhos. Nascido em Matosinhos é um “self made-man” e reconhecido empresário português.

É licenciado em Gestão de Empresas Turísticas, pela Universidade Lusófona, tem uma pós-graduação em Gestão Avançada para Gestores de topo na IESE, pela Universidade de Navarra, Espanha, e terminou também com sucesso o curso de Auditores de Defesa Nacional 2004/5.

Presidente do Grupo Pluris Investments possui um vasto portfólio e investimentos que vão desde os drones ao ensino pré-escolar, comunicação, aviação privada, imobiliário, seguros, energias renováveis, produtos farmacêuticos ou comboios históricos.

Mas é mais conhecido como CEO da DouroAzul, empresa líder de cruzeiros fluviais em Portugal, e pela hotelaria, tendo reabilitado o histórico edifício do Monumental no Porto, entre outros. A nível internacional detém a empresa alemã de cruzeiros fluviais Nicko Cruises e nos Estados Unidos da América é proprietário da empresa Atlas Ocean Voyages que realiza cruzeiros de expedição para zonas remotas do planeta, como a Antárctica. Visionário, já tem os olhos postos no turismo espacial.

É Cônsul Honorário da República da Estónia, no Porto, e curador da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. Foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa por duas vezes tendo recebido o título de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial. Recebeu também a Ordem da Cruz da Terra Mariana do Presidente da República da Estónia e foi condecorado com a medalha do Pacificador pelo exército do Brasil. Recebeu igualmente a medalha de mérito da Câmara Municipal do Porto e a medalha de ouro de mérito empresarial da Câmara Municipal de Gaia.

 

Prémio Personalidade Mérito 2020: Henrique Polignac de Barros

Nascido a 18 de Julho de 1950, é formado em Economia e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa (actual ISEG).

No seu percurso profissional passou por diversas instituições financeiras, nomeadamente em Paris, Londres e Lisboa, tendo também trabalhado na indústria vinícola e nos sectores dos materiais de construção e ambiente.

Apesar do seu percurso notável, cedo compreendeu que a sua verdadeira paixão seria a de criar algo inovador no sector do Imobiliário. E é assim que, na década de 80, se inicia na qualidade de promotor imobiliário. Aliás, o seu primeiro grande projecto em Lisboa, o Campo Grande 220, tornou-se uma referência no panorama do imobiliário nacional. A partir daqui não mais parou e desenvolveu diversos projectos de habitação, escritórios, comércio e estacionamento.

Visionário e homem de iniciativa, conseguiu reunir um grupo de empresários e investidores, na altura com projectos imobiliários emblemáticos em Lisboa, no litoral Atlântico e no Algarve, para, em conjunto, constituírem uma associação de profissionais que dotasse o País de uma entidade que dignificasse o sector.

Foi assim, há quase 30 anos e com apenas cinco fundadores, que surgiu a APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, estava-se em 1991. Hoje é uma referência e conta com mais de duas centenas de associados, entre eles alguns dos maiores e mais prestigiados promotores e investidores imobiliários, nacionais e estrangeiros, que operam de Norte a Sul do País.

São, como diz, “mais de três décadas (uma vida!…) dedicados ao sector da Promoção Imobiliária, com tudo o que isso comporta, de momentos bons e de outros menos bons, mas todos sempre vividos com grande intensidade”.