< Voltar

NOOBA é o novo empreendimento de 180M€ que pretende transformar o Barreiro

O promotor imobiliário suíço Solid Sentinel, pertencente a The Capvest Group, apresentou hoje o projecto imobiliário NOOBA, localizado no Barreiro, num investimento de 180 milhões de euros. Com um total de 518 apartamentos, os preços serão 40% a 50% mais baixos que os praticados actualmente em Lisboa.

Para a edificação deste empreendimento opromotor adquiriu 26 lotes de terreno na frente ribeirinha do Barreiro, perfazendo um total de 98.360 metros quadrados (m2), e anunciou um  investimento total entre os 110 e os 180 milhões de euros.

O “Nooba” contempla nove edifícios, de seis e sete andares, num horizonte temporal de seis a oito anos, e prevê concluir os dois primeiros edifícios, com 127 apartamentos, até 2024.

Com apartamentos de tipologias T1 a T5 e áreas entre os 60 e os 247 m2, os preços começam nos 189 mil euros (T1), os T2 vão dos 300 mil aos 390 euros, os T4 dos 400 mil aos 480 mil euros e os T5 dos 480 mil aos 500 mil euros. Já o T5 com um terraço de 280 metros quadrados (m2) e piscina privativa, considerado a “jóia da coroa” do empreendimento, vai ser comercializado pelo valor de 1,29 milhões de euros.

Alain Gross, CEO da Solid Sentinel, assegurou, no entanto, que os preços são “40% a 50% mais baixos comparativamente a Lisboa. Disse que está vocacionado para o “mercado local barreirense” que deverá corresponder a 70% da procura e dirige-se sobretudo aos “jovens” e “famílias”.

Situado a cinco minutos de distância do terminal fluvial do Barreiro e a 20 minutos de barco da capital, no NOOBA destacam-se as varandas privadas e terraços, bem como a partilha de um terraço com piscina e uma pista de jogging panorâmica de 100 metros, a par de um lugar de estacionamento por cada residente e postos de carregamento para veículos eléctricos.

O projecto é de autoria do arquitecto Miguel Saraiva que recordou que uma “intervenção de escala” permitiu a “requalificação do espaço urbano” daquela zona do Barreiro e que tal traduziu-se numa “oportunidade para os arquitectos”. O objectivo foi “acrescentar valor de habitar”, por isso mesmo, todo o projecto, conceito e desenho foram desenvolvidos em torno da sustentabilidade, onde existiu a preocupação com a gestão inteligente da energia nas áreas comuns, com a sistemática da luz e da ventilação natural para optimizar a eficiência energética global dos edifícios. Basta dizer que este empreendimento possui etiqueta energética A.

Presente no evento esteve também o vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Rui Braga, que lembrou que esta cidade “ficou parada no tempo e tempo demais” mas que agora “é uma cidade aberta”, que está a “mudar a sua imagem” e que pretende “captar pessoas fora do Barreiro”, quer para novos postos de trabalho, quer de soluções habitacionais.

O autarca avançou também que, a pensar nos habitantes locais e nos novos residentes do empreendimento do NOOBA, haverá uma maior aposta na saúde e educação. Defendeu que é um concelho cada vez mais “verde” e onde impera a “mobilidade” mas que pode ser melhorada quer por via marítima, quer pelo ar através da possibilidade que ainda está em aberto do novo aeroporto. Salientou ainda que o “estigma” do Barreiro está a desaparecer para dar lugar a um concelho “novo” e para as “novas gerações”.

Mais informações em: www.nooba.pt