< Voltar

Há mais 2665 famílias a beneficiar de habitação condigna

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou nos últimos dias mais cinco acordos de colaboração com as autarquias de Anadia, Loures, Oliveira do Bairro, Póvoa de Varzim e Vagos para as respectivas Estratégias Locais de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito. São já 76 os acordos e mais 2665 famílias identificadas.

De recordar que nos acordos de colaboração em curso foi já possível concretizar 859 habitações para entregar a famílias identificadas e que viviam em condições indignas.

Os acordos assinados nos últimos dias com Anadia, Loures, Oliveira do Bairro, Póvoa de Varzim e Vagos permitirão dar resposta a 2665 famílias a viver em situações indignas de Habitação, aos quais acrescem mais 1 788 a salvaguardar junto dos beneficiários directos e do terceiro sector.

Homologados pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, os acordos assinados com o IHRU definem um montante global de investimento pelo IHRU de mais de cerca de 175 milhões de euros, dos quais 85,7 milhões de euros são financiamento a fundo perdido.

As modalidades de soluções habitacionais previstas nestes Acordos de Colaboração passam por reabilitação de fracções ou de prédios habitacionais, aquisição de fracções ou prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais.

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional.

DR Foto: CM Vagos