< Voltar

EastBanc premiado

O projecto de reabilitação do Palácio Faria, da Eastbanc, foi o grande vencedor da categoria Residencial do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020. A reabilitação deste edifício decorreu entre 2016 e 2019, estando agora em fase final de comercialização.

Da autoria do arquitecto Eduardo Souto Moura, o projecto de reabilitação do Palácio Faria focou-se em devolver ao edifício a sua dignidade original. De um valor arquitectónico elevado, a intervenção feita teve em atenção o respeito da morfologia do edifício e todas as características arquitectónicas do Palácio, o que constituiu um investimento significativo para conseguir respeitar ao máximo os elevados critérios de reabilitação. Nas palavras do arquitecto, “o Palácio Faria representa um elemento afectivo de um colectivo que é a cidade”.

De acordo com Tiago Eiró, CEO da EastBanc em Portugal, “o Palácio Faria é uma obra única e onde durante todo o processo de reabilitação fizemos questão de respeitar os valores originais do edifício, complementando depois com a modernidade das técnicas de construção actuais e garantindo o cumprimento dos mais exigentes padrões de segurança.” Acrescenta ainda que “esta distinção reflecte o valor de todo o nosso esforço e investimento feito neste projecto”.

Fernando Miranda, engenheiro da EastBanc responsável pelo projecto, acrescenta ainda que “este prémio é um forte incentivo para os promotores e construtores darem sempre o seu melhor em todos os projectos. O Palácio Faria foi um projecto muito desafiante e exigente e o sucesso deveu-se a uma articulação permanente entre todos os intervenientes”.

Este é o primeiro projecto de reabilitação urbana de habitação concluído pela EastBanc e resulta da visão de Anthony Lanier, que há mais de 20 anos aposta no bairro do Príncipe Real. Composto por seis apartamentos (T3 a T5+1), com áreas entre 220 e 400 metros quadrados (m2) de área bruta, com a entrada a ser feita pelo Jardim do Príncipe Real, o empreendimento conta ainda com uma garagem com 14 lugares de estacionamento, varandas, terraços ou jardins nos vários apartamentos. Os apartamentos conjugam de forma harmoniosa, história e conforto, sofisticação e intemporalidade.

Com um posicionamento premium, o Palácio Faria foi pensado para ir ao encontro de um estilo de vida único num dos bairros mais nobres e emblemáticos da cidade de Lisboa, o Príncipe Real. Este bairro, devido à sua localização, oferece vistas fantásticas sobre o Rio Tejo e um jardim centenário que contrasta com os coloridos e emblemáticos palacetes que o rodeiam.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi que visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências.