< Voltar

Cinco District vai revolucionar imobiliário no Corredor Oeste

José Luís Pinto Basto, CEO do The Edge Group, e Mário Costa,CEO da Ceetrus, apresentaram o projecto “Cinco District” que conta com uma torre de 20 pisos, uma unidade hoteleira de quatro estrelas, uma praça com serviços e restauração, muitos espaços verdes, 1100 lugares de estacionamento e um túnel rodoviário que visa descongestionar o trânsito entre Carnaxide e Linda-a-Velha. Com um investimento privado na ordem dos 80 milhões de euros vai abrir portas no segundo semestre de 2021.

Localizado em Carnaxide, bem junto ao nó de ligação da A5, numa área bruta de construção superior a 38 mil metros quadrados, vai surgir aquele que, segundo José Luís Pinto Basto, é “um projecto que vai além de um projecto imobiliário, é um projecto de vida, é uma nova forma de estar e que tem uma relação forte com a comunidade”, é “a criação de um lugar”.

A obra vai iniciar-se no segundo semestre de 2019 e deverá durar 22 meses. A proposta vencedora do concurso internacional do atelier Chapman Taylor, vai traduzir-se em três modernos edifícios de escritórios, dos quais se destaca a torre de 20 pisos (80 metros de altura) que vai contar com uma zona lounge no quinto piso, um rooftop com restaurante e sky bar com uma vista 360º e ainda um jardim vertical.

O projecto conta com um quarto edifício: um business hotel de quatro estrelas com 110 quartos e espaços para reuniões, que vai ser gerido pelo grupo Marriott. Refira-se que do projecto inicial não consta esta unidade hoteleira que terá sido uma sugestão do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, por se verificar falta de oferta local. Um estudo desenvolvido pela neoturis confirmou esta realidade e o hotel deverá satisfazer a procura de Lisboa/Oeiras/Cascais.

Vai existir ainda uma praça com diversos serviços e retalho, que vai “albergar eventos” e deter um parque de estacionamento para uso não só dos ocupantes dos edifícios mas também da comunidade local. Como José Luís Pinto Basto referiu, neste espaço vai nascer um “ecossistema de um estilo de vida dinâmico e agregador”.

O Cinco District já se encontra em comercialização, a cargo da JLL e Worx, e já existe “grande procura” com “ocupantes de média e grande dimensão” e de empresas que querem “atrair e reter talento”. O facto de serem espaços com “flexibilidade” não deu para adiantar o número total de empresas que podem ocupar os edifícios de escritórios, ainda assim Mariana Rosa, Head of Office / Logistics Agency & Transaction Management da JLL, avançou que existem “empresas que estão no Lagoas Park e que estão a ver quando acabam os seus contratos para passarem para este projecto”. Já Pedro Salema Garção, Head of Agency&Occupier Solutions da WORX, lembrou que “até 2021 não está prevista mais nehuma abertura de espaços de escritórios nesta zona”.

Este projecto deverá criar 3000 postos de trabalho, mas as previsões apontam para um número muito superior, pelo que a questão do trânsito foi colocada desde a sua criação. Este é um dos pontos com maior tráfego do País, pelo que a autarquia exigiu a construção de um túnel rodoviário que vai passar por baixo da rotunda que faz a ligação entre Carnaxide e Linda-a-Velha. Orçado em 3,5 milhões de euros, ainda não existe data para começar o túnel mas deverá estar concluído antes dos edifícios e deverá durar nove meses.

Dado a dimensão deste projecto existiu uma elevada preocupação ambiental, o que passa pela utilização de painéis solares, iluminação LED, elevadores com gestão eficiente, estacionamento com 40 lugares para carros eléctricos, entre outras soluções. Conta com um total de 7400m2 de espaços verdes, dos quais 3000m2 são jardins exteriores. A sua construção, a manutenção e uso destes edifícios vai ser feito de forma sustentada e responsável o que, segundo Mário Costa, já valeu a atribuição da certificação internacional BREEAM.