< Voltar

1000 colaboradores da Zome em teletrabalho

Cerca de 1000 colaboradores da Zome estão desde o dia 16 de Março, e por um período mínimo de um mês, a trabalhar a partir de casa, uma das muitas medidas implementadas pela rede imobiliária nacional, tendo em conta o combate ao Covid-19.

Esta opção da Zome com o intuito de limitar o contacto social, de acordo com o Estado de Alerta decretado pelo Governo Português, estende-se ainda ao adiamento de todos os eventos presenciais do próximo mês, à suspensão de todas as reuniões, que serão feitas via plataformas on-line, ao cancelamento de todas as viagens de trabalho do staff de apoio e à recomendação da redução drástica de deslocações por parte dos consultores.

Para facilitar a adaptação dos mais de 1000 trabalhadores a esta nova realidade, a Zome está a disponibilizar um conjunto de formações online, que vão desde cursos para aumento da produtividade no trabalho a partir de casa, até à própria formação inicial da marca – Azimute Zero – que permite a integração de novos consultores, durante este período.

Existem ainda formações sobre ferramentas que permitem dar continuidade aos serviços de compra e venda, sem contacto pessoal e com recurso a tecnologia, como por exemplo softwares de visita virtual de imóveis.

Ao nível de processos e procedimentos, foram desenvolvidos métodos que permitem a adaptação de contratos promessa de compra e venda, com cláusulas específicas relativas ao Covid-19, prevendo, por exemplo, atrasos nas escrituras por factores alheios às partes, garantindo assim que os negócios possam continuar a ser fechados.

Numa vertente mais pessoal e focada nos trabalhadores, estão a ser desenvolvidos conteúdos em parceria com profissionais da área do fitness, relativamente a exercícios simples para se fazer em casa, dicas de nutrição e estratégias para manter a motivação em alta.

Foi também criado um grupo online interno de partilha de experiências sobre boas práticas de trabalho em casa, conselhos para gestão de ansiedade e expectativas, co-habitação com crianças em contexto de trabalho em casa e ainda ideias para ocupação criativa de tempos livres com a plataforma Zome Play onde é possível encontrar sugestões de entretenimento em família como tarefas conjuntas, passatempos e layouts do Zomee para pintar.

Relativamente ao staff de apoio, que se encontra a trabalhar presencialmente e a garantir o seguimento dos processos, todas as actividades são desenvolvidas em gabinetes individuais, tendo sido implementadas rigorosas medidas de higienização e desinfecção nos hubs, com disponibilização de equipamentos de protecção pessoal para utilização interna e distribuição a clientes em caso de necessidade.