< Voltar

Vanguard Properties adquire 50% do capital da Ecosteel

O grupo Vanguard Properties anunciou que realizou um investimento estratégico de 30 milhões de euros na Ecosteel, empresa sediada em Laúndos, Póvoa do Varzim, e uma referência internacional no sector das caixilharias. Das novidades faz também parte a criação de uma unidade de produção de madeira para edifícios sustentáveis em altura.

Com o investimento da Vanguard Properties, que inclui a aquisição de 50% do capital da Ecosteel, o reforço do seu capital e maior apoio ao desenvolvimento comercial, a Ecosteel entra num novo ciclo de expansão na sua indústria de base, nomeadamente nos sistemas de caixilharia minimalistas de construção inovadoras e instalações artísticas, passando também pela área do design e tecnologia.

De acordo com o comunicado, este investimento permitirá a criação de uma nova unidade industrial de produção de madeira laminada cruzada (CLT) destinada à construção de edifícios em altura.

(Da esquerda para a direita) José Maria Ferreira, fundador e CEO da Ecosteel, e José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties

Neste contexto de expansão da empresa, está previsto o reforço superior a 60% do número de colaboradores da ECOTSEEL para cerca de 400 até 2024, entre os quais arquitectos, engenheiros, designers, serralheiros e instaladores.

Recorde-se ainda que, em Junho de 2022, a Vanguard Properties anunciou o investimento na Black Oak Company, empresa portuguesa especializada na construção de casas em madeira que passará a operar brevemente sob a marca KŌZŌWOOD Industries. Assim, o investimento total da Vanguard Properties em unidades industriais portuguesas soma um total de cerca de 50 milhões de euros, especializadas na produção de estruturas modelares, como moradias, edifícios ou pavilhões, entre outros.

Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, citado no comunicado, “a Ecosteel destaca-se por ser um dos melhores fabricantes de janelas minimalistas, com design e tecnologia de ponta, e integra perfeitamente a nossa visão industrial. Com a criação de uma nova unidade industrial de produção de CLT, materializamos o nosso investimento estratégico na industrialização da construção e produziremos casas e edifícios sustentáveis, em madeira, nomeadamente para os projectos ‘Terras da Comporta’, ‘Muda Reserve’, ‘Foz do Tejo’, entre outros. Acreditamos que este é o primeiro passo para a criação de um grande grupo exportador, beneficiando da tendência crescente do uso da madeira em edifícios, havendo falta de indústrias apetrechadas tecnologicamente para responder à procura”.

Para José Maria Ferreira, fundador e CEO da Ecosteel, igualmente citado na nota de imprensa, “esta parceria irá potenciar enormemente a capacidade de produção do grupo e a sua expansão internacional, reforçando ainda a solidez económica e financeira, assim como a sua infra-estrutura produtiva com enormes vantagens para os clientes”.

DR Foto: Site Ecosteel